sábado, 16 de julho de 2011

Eshe (Bellydance Evolution Cast Special) - entrevista na RaqsART

Por Yuki RaqsART

tradução de Lalitha

Artigo original aqui.


Eshe é uma bailarina profissional de dança do ventre que nasceu em Haminton, no Canadá, e que hoje reside em Seoul, na Coréia do Sul.

1. Você poderia nos contar sobre a competição para participar do elenco do Bellydance Evolution?

Quando eu entrei para a competição do BDE nós tínhamos 7 dias para filmar nossos vídeos. Quando entrei, eu também estava me preparando para ir numa lua de mel de três meses na Turquia, Austrália e Canadá. Eu estava muito ocupada empacotando toda a minha vida. Eu não tinha muito tempo para aprender a coreografia ou ensaiar. Eu entrei no avião para a Turquia me sentindo muito chateada. Depois de viajar por 10 horas, eu fiz uma parada na Malásia, então resolvi tentar filmar no hotel do aeroporto ali mesmo. O quarto era muito pequeno e os corredores muito cheios de gente. Coloquei minha maquiagem e minha roupa e achei um lugarzinho na academia de ginástica do hotel. Os funcionários ficavam passando e colando a cara no vidro para ver o que eu estava aprontando. Eu estava pronta para enviar o meu vídeo, mas quando voltei para o meu quarto eu vi um aviso "Desculpe mas nosso serviço de internet está indisponível". Eu fui para o aeroporto para tentar conseguir sinal de Internet. O aeroporto só disponibilizava 2 horas de acesso à Internet, mas por conta do tamanho do arquivo e da velocidade da conexão eu precisava de quase 3 horas para fazer o upload. Decidi esperar até chegar na Turquia. Depois de quase 27 horas de viagem, cheguei no meu hotel, que tinha anunciado serviço de Internet. Sentei na minha cama e liguei meu laptop - não tinha sinal. Eu tentei em todo canto do quarto. Finalmente achei um ponto a 60cm da porta do banheiro que tinha sinal. Quando tentei acessar o youtube descobri que ele estava bloqueado na Turquia. Comprei um aplicativo para driblar a censura e finalmente consegui enviar meu vídeo.

Houveram alguns problemas com a competição Ásia 2010 e o prazo foi prorrogado 3 vezes. Fiquei muito feliz quando mandei atualizar a página e vi meu nome. Uns 4 dias depois, a Jillina nos mandou o vídeo com as coreografias. Nós tínhamos uns 10 dias para aprender todas elas antes de encontrá-la na Coréia.

Eu estava muito, muito nervosa no primeiro dia. Eu acho que eu era a única bailarina que a Jillina ainda não tinha conhecido pessoalmente. A maioria delas a tinham conhecido em algum show ou workshop. A Jillina é muito amável e uma líder maravilhosa. Não tinha nenhuma tarefa que fosse grande demais ou pequena demais para ela. Claro que ela estava nos ensinando as coreografias e corrigindo nossas falhas técnicas, mas ela também nos ajudava a costurar nossos figurinos e limpava o estúdio com a gente. Nós dançávamos umas 8 horas por dia. Jillina colava nosso cronograma todo dia no espelho do estúdio e nós tínhamos que estar prontas para o que viesse. No primeiro dia ela nos deu nossos figurinos e durante os intervalos nós fazíamos os ajustes. Nos primeiros 3 dias ela ou alguma outra bailarina principal ensaiaria conosco cada coreografia com todos os detalhes e com todas as mudanças de formação. Levou mais ou menos 1 hora de ensaio para cada 2 minutos de coreografia. A partir do quarto dia nós ensaiávamos o show inteiro. No quinto dia passamos a ensaiar com os figurinos. No sexto dia ensaiamos o show com figurino completo. No sétimo dia ensaiamos no teatro e a partir daí o show estreou.

Aprender todas as coreografias foi muito intenso. Eu normalmente não uso sapatos para ensaiar ou dançar e fiquei cheia de bolhas por causa dos ensaios. Não é um show só de dança do ventre. Também tem danças da Índia e do Usbequistão; danças da Geórgia também têm destaque no show. Além disso, ela usa muitos acessórios, como bengala, leque de seda, véus, velas e leques com plumas.

Eu fiquei mais relaxada quando chegamos a Bali porque todas, com exceção de uma nova bailarina, sabíamos todas as coreografias. O único motivo de ansiedade foi que o palco não ficou pronto até o último dia. Durante o show caiu uma tempestade e nós tivemos que encerrar a apresentação 30 minutos mais cedo, o que foi muito decepcionante para muitas nós.




2. Qual é o seu ponto forte como membro do Bellydance Evolution?

Eu não sei ao certo. Jillina me disse que danço lindamente, o que foi um grande elogio para mim. Eu tive que me esforçar muito para aprender tanta coisa em tão pouco tempo. Foi um grande desafio mas foi maravilhoso.

3. Você tem algum conselho para aquelas bailarinas que vão se inscrever na competição do Bellydance Evolution?

Se você começar a estudar agora os vídeos da Jillina, eu acho que fica mais fácil de aprender as coreografias dela.

Se inscreva. Foi muito divertido e eu fiz muitos novos amigos quando eu participei. Dançamos juntas até hoje. A experiência deixou lembranças maravilhosas. Eu também aprendi muito estando ao lado da Jillina e das outras estrelas do show. Não só na parte técnica, mas também como organizar e produzir um grande espetáculo. Foi muito esclarecedor.

Como um conselho mais prático, caso você seja escolhida, leve material extra de costura para os seus figurinos, como ganchos, botões, linhas e agulhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário