sábado, 13 de agosto de 2011

Nourhan Sharif - Entrevista na RaqsART

Por Yuki RaqsART

tradução de Lalitha

Artigo original aqui.


 1. Por que você começou a dançar Raqs Sharqi (dança do ventre)?

Minha mãe era professora nos anos 70... Eu era filha única e ela me levava com ela para as aulas :) ... Não tinha ninguém para tomar conta de mim em casa e minha mãe era obcecada por Dança do Ventre... então eu comecei de fraldas aos 2 anos!

Mais tarde comecei a dar aula para crianças com a tenra idade de 8 anos... era assim que era minha vida! Minha mãe tinha mais de 500 alunas por vez... ela não deixava nosso Estado natal (eu sou de Rhode Island) e ela não era famosa, mas tinha uma escola enorme! Todas as mulheres estavam fazendo essa dança como exercício nessa época nos EUA.


2. O que é mais importante quando dançamos em público?

Manter a nossa integridade e a dignidade e continuar a desenvolver e levar a nossa dança para frente... existem bailarinas demais por todo o mundo que são mal treinadas e exibem um comportamento duvidoso enquanto dançam em público e, infelizmente, elas continuam baixando o nível para todas nós! Eu estou sempre consciente de que a minha dança reflete uma cultura e não é apenas "dança de brincadeira", eu acredito nas raízes dessa dança e a maior parte das coisas do Oriente Médio vêm do Egito... Ela é como nossa mãe, e devemos respeitá-la como nós mesmas! A dança não é para ser retirada da cultura de onde vêm! Por exemplo, algumas pessoas querem dançar dança do ventre com Rock and Roll... isso não é algo que pessoalmente eu gostaria de fazer :)


3. Você poderia nos falar sobre o seu estilo de Raqs Sharqi?

Eu sou uma mistura entre os estilos Egípcio e Libanês. A maior parte do meu aprendizado é/foi com mestres Egípcios, e minha experiência de palco é/foi com músicos libaneses :) Me sinto com muita sorte de ter dançado com músicos tão maravilhosos ao vivo que se importavam de verdade com o meu show... meu primeiro CD "Nourhan Sharif Raks Sharqui Volume One" foi escrito e me dado como presente por um músico, Aboudi Badawi, de Trípoli, Líbano, e foi um presente muito especial para mim que eu vou apreciar para sempre! Eu tive outros treinamentos, mas minhas fontes principais são o Egito e o Líbano!

Minha biografia completa está no meu site :) Eu tive a grande sorte de ter quase todos os professores egípcios famosos vindo e ficando na minha casa e ensinando aqui em New York, na Academia Egípcia de Dança Oriental (The Egyptian Academy of Oriental Dance) que eu administro desde 1997!


4. Você poderia nos contar sobre a relação entre Raqs Sharqi e as suas origens?

Minha mãe era professora então eu fui forçada a entrar nela... mas então passei a amá-la :) Nós somos ítalo-americanos e portanto ela não é relacionada diretamente com minha ancestralidade, mas de qualquer forma eu pareço egípcia e a maior parte das pessoas acredita que sou egípcia e simplesmente assume que isso é verdade. Minha aparência e meu corpo parecem bem egípcios e para o bem ou para o mal, aceitei isso há muito tempo :) Eu só me lembro de ter dançado música Grega, Libanesa, Turca e Egípcia em toda a minha vida! Nunca fui fã de música americana.



5. Você poderia dar alguns conselhos para bailarinas de Raqs Sharqi?

Jamais use uma música sem ter a tradução da letra, senão use apenas música instrumental! Nunca diminua os seus preços e consequentemente os da sua comunidade de bailarinas só porque você quer dançar... melhor dançar de graça para os necessitados que forçar os preços para baixo para as suas irmãs na dança! Infelizmente isso aconteceu em New York, e foram as próprias bailarinas que baixaram as tarifas nas boates ao competir em preço umas com as outras... essa prática ainda acontece em muitas grandes cidades ao redor do mundo, eu a vejo em quase todo o lugar que vou ensinar e isso é muito ruim para a nossa Arte!

Eu vou colocar muitas dicas no meu futuro livro sobre como se tornar uma bailarina de sucesso :) São muitas peças nesse quebra-cabeça!


6. Quem é a sua bailarina ideal? Porque você gosta dessa bailarina?

Sohair Zaki tinha o melhor trabalho de quadril e a melhor limpeza na sua dança... também tinha os melhores músicos e ela foi a primeira a dançar Ulm Kalthoum!

Mona Said pela sua expressão!

Raqia Hassan é a melhor treinadora/professora/coreógrafa viva na Raqs Sharqi na minha opinião, e ela ensinou a maior parte das estrelas do passado e de hoje! (Dina, Soroya, Rhonda, Mona Said etc)

Também fico muito impressionada com Hassan Affifi, que é muito prolífico para a sua geração, ele criou muitos artistas, bailarinos e filmes ao longo da sua vida... Se eu vivesse no Egito passaria a maior parte do meu tempo com ele e a Madame Raqia!

Atualmente estou em tour em 2011 com Ahmed Hussein, que é o único Egípcio que tem prêmios em Ballet, Dança do Ventre, NYC Broadway Star e Dança de Salão! Não acredito que tenha ninguém mais qualificado do que ele na nossa área, e ele é meu atual professor! Não existe mais nenhum egípcio vivo, que eu saiba, que seja campeão de Dança de Salão, exceto o Ahmed, e isso o torna muito especial e requisitado!




7. Quais são os planos futuros com Raqs Sharqi?


Continuar ensinando e compartilhando essa dança e cultura que eu amo (elas andam de mãos dadas), produzir mais ferramentas necessárias para o ensino (eu produzi 4 DVDs e 15 CDs até hoje na minha carreira) e continuar fazendo a linha "Sharifwear for divas that dance"! Ela torna felizes mulheres dos tamanhos PP até o GGGG! Orgulhosamente produzida nos EUA! Eu fui a primeira pessoa a ter uma linha feita exclusivamente para Raqs Sharqi no mundo e tenho muito orgulho disso! Estou escrevendo um livro sobre Bellydance & Betrayal (Dança do Ventre e Traição)... a história da minha vida, que inclui muitos apontamentos sobre a cultura, e discussões sobre a dança do ventre, os lados positivos e negativos! Uma conversa franca sobre os abusos/traições horríveis/desconcertantes do meu ex-marido Yousry (Ahmed) Sharif, que acabou se revelando uma pessoa horrível depois de 20 anos de relacionamento! As mulheres precisam aprender sobre esse tópico... muitas jovens acabam engolidas pela fantasia do Lawrence da Arábia... eu tenho sorte de ter me livrado dele e preciso ensinar às outras sobre isso... enquanto esse tipo de situação acontece com outras bailarinas que têm medo de falar, o ciclo de abusos continua. Muitas bailarinas perdem suas carreiras, seu dinheiro, juventude e beleza para um homem muito rapidamente ao redor do mundo... eles usam as mulheres para obter passaportes, dinheiro, greencard etc... as crianças acabam presas no meio e uma mulher precisa realmente pensar claramente e ser ensinada sobre muitas coisas antes de se casar com qualquer homem, imagina com alguém de outra cultura... Meu livro vai cobrir muitos desses assuntos. Muitas bailarinas acham que casar com um músicos ou homens árabes vai alavancar suas carreiras, mas na maioria dos casos isso acaba matando a sua dança, então elas acabam por obter o resultado oposto do que esperavam! Sem nenhum planejamento meus dois mestrados MSW (nota da tradutora: Master in Social Work - mestrado em trabalhos sociais) e MBA (nota da tradutora: Master in Business Administration - mestrado em administração de negócios) mais meus 40 anos de dança estão se encaixando e isso é uma grande surpresa... mas eu sinto a responsabilidade de ajudar/ensinar as novas gerações sobre dança, cultura e conscientização!


8. O que é mais importante na hora de criar uma coreografia?


Ser capaz de trabalhar com a melodia, a letra e os ritmos num nível sofisticado, o que leva toda uma vida para aprender e ninguém nunca termina o aprendizado... ele continua até a sua morte! Se uma professora te diz que ela tem um talento vindo de Deus e é só isso (eles não tiveram professores humanos) o meu conselho é ir embora imediatamente... nós todos precisamos de professores... a civilização é baseada em ter professores... e os bons nos dão inspiração e uma boa base para criarmos por nós mesmas! Eles não são invejosos e ficam felizes quando seus pupilos vão bem! Eu serei anfitriã do Future Star Raqs Sharqi Series aqui em New York para formar jovens talentos no outono de 2011!


9. Como e/ou com quem você pratica?


Eu trarei Madame Raqia aqui em 2011 e 2012 e também serei anfitriã de outros egípcios... Eu trago aproximadamente 4-6 egípcios por ano para NYC na Egyptian Academy of Oriental Dance e eu sempre faço o workshop! Atualmente eu pratico com um professor de Salsa, e outro de Hustle (nota da tradutora: tipo de dança de salão dos anos 70 que lembra o soltinho), ambos os melhores das suas áreas aqui em NYC... é difícil para mim achar inspiração na minha área em NYC atualmente... muita gente está interessada no culto à deusa, em fusões e eu pessoalmente não me interesso por essas coisas... Eu gosto de Raqs Sharqi pura. Meu professor de Flamenco, Mariano Parra, disse uma vez "fusão é confusão" e eu concordo com ele... para alguém fazer uma fusão é necessário 25 anos em cada área... muitos bailarinos não vivem tempo o suficiente para isso ou então não vão se esforçar tanto... eu não posso fazer fusão, eu não viverei tempo o suficiente para isso! Meu atual professor é Ahmed Hussein, que eu descrevi anteriormente.




10. Como bailarina, que métodos ou rotinas diárias (produtos de beleza, massagens etc) você utiliza para manter a sua beleza?


É importante alimentar a sua alma, ir a encontros artísticos amorosos consigo mesma... ir ao museu, ler um livro etc... Eu também gosto de ir ao Korean Spa (n.t.: tipo de spa muito em voga no EUA hoje em dia, que é especializado em massagens e saunas) para trabalhos corporais... o seu corpo é o seu templo e se você não cuidar dele, vai se tornar a sua prisão! Eu como bem e tento me exercitar diariamente... meu corpo está acostumado a dançar então eu preciso fazer outras coisas para aumentar meus batimentos cardíacos e sacudir o meu corpo!

11. (Dizem que Raqs Sharqi é mais relaxante e desestressante que outros tipos de dança) qual parte da Raqs Sharqi você acha que é mais relaxante?

Raqs Sharqi é relaxante quando eu danço apenas para me divertir, o que raramente acontece, a não ser que eu esteja num casamento etc... (estou sempre trabalhando!) Para mim, Hustle, Yoga ou Salsa são relaxantes porque não fazem parte do meu trabalho... é só para mim :) Teve momentos na minha carreira que dançar com música AO VIVO me fazia me perder na música... isso nunca acontece dançando com CD... e dançar com música ao vivo é raro hoje em dia, então não acontece com frequência :( mas eu poderia dizer que relaxo com música ao vivo! No Japão vou dançar com música ao vivo em outubro! Yeah!!

12. Que sugestões você tem para fazer a comunidade da dança do ventre crescer? Como você acha que podemos tornar a dança do ventre uma indústria?

Muitas mulheres ocidentais estão fazendo da dança uma indústria fitness... dança do ventre é um tipo de exercício em quase toda academia na área de New England!!! Eu tenho alunas que têm mais de 500 alunas nas suas escolas... elas estão criando certificados, shows etc e isso está se tornando um grande negócio para elas! Pessoalmente, eu não sou professora de academia, mas não tenho nada contra essa ideia... sim, você pode fazer exercício na minha aula, mas eu estou mais interessada na sua cabeça do que no seu corpo... a maior parte das bailarinas profissionais que se apresentam hoje em NYC começaram comigo... eu estou interessada mesmo é em fazer as bailarinas se mexerem, pensarem e criarem com uma fundação sólida e com o básico... sem isso você não vai longe! Eu insisto em aprender os ritmos... muitas bailarinas que dançam há anos não sabem dizer quais são os ritmos básicos e isso me deixa muito triste!







Nenhum comentário:

Postar um comentário