sexta-feira, 8 de junho de 2012

Kisses from Kairo - Aniversário no Blog




Terça-feira, 25 de junho, 2011
Aniversário no Blog
Por Luna do Cairo
Traduzido por Lalitha

Hoje é meu aniversário. Na verdade, é o terceiro aniversário consecutivo que passo no Cairo. E mesmo assim, se você me perguntar onde é a minha casa, eu provavelmente vou responder “Estados Unidos da América”.

Eu não sei ao certo quantos anos você tem que passar num lugar para passar a considerá-lo a sua casa, mas a verdade é que o Cairo é minha casa tanto quanto Nova Iorque. Tenho vivido e trabalhado aqui por quase três anos já. Suei o equivalente ao rio Nilo. Fiz amigos, inimigos e relacionamentos que devem durar a vida toda. Eu ri e fiz outros rirem, chorei e fiz outros chorarem, menti e fiz outros mentirem. :) Eu falo árabe fluentemente.  Eu ajudei e fui ajudada, encorajei os outros e fui encorajada, briguei com os outros e outros brigaram comigo, amei e fui amada. Eu fui enganada, traída, roubada e expulsa de apartamentos. Fui apoiada e torceram por mim. Tive acessos de riso e acessos de raiva. Eu quase fui presa, deportada ou assassinada em diversas situações. Eu vivenciei uma revolução. Em outras palavras, eu cresci muito aqui. E eu tenho alguns cabelos brancos para mostrar isso. Se nada disso faz de um lugar a sua casa, eu não sei o que faz.

Hoje mesmo eu fui visitar o Yasser, um vendedor famoso de figurinos do Khan El-Khalili, cuja sabedoria eu adoro ainda mais do que adoro suas roupas. Nós não nos víamos desde antes da revolução, e ele me disse que eu mudei. Meu rosto mudou, para ser mais preciso. Ele me disse que tem uma “doçura” agora que não estava lá antes da revolução. Não o tipo de doçura da inocência ou do excesso de bondade, mas a doçura que vem depois de se lidar com muitas durezas da vida. Eu nunca tinha pensado nisso por esse ponto de vista, mas talvez ele tenha razão. Eu passei por muita coisa, especialmente nesses últimos 6 meses, e eu adquiri uma atitude de resignação descuidada por conta disso. Bom, mais ou menos isso.

Eu acho que estou começando a entender que o Cairo tem sido um tipo de campo de treinamento para mim – um campo de treinamento para a “vida”. “Vida dura” mesmo, entende? E é assim para muita gente. Te ensina como ser um ser humano sem se precisar das muletas ocidentais do politicamente correto e de limites pré-determinados. Te ensina como sobreviver, como lidar com as pessoas, e como se defender. O Cairo é o tipo de experiência que faz você reclamar, mas que no fundo, você adora. E te oferece todas as vantagens de qualquer cidade grande (mas com alguns chutes na canela a mais)!

Então, hoje, além de comemorar o meu aniversário, vou comemorar mais outras coisas. Vou comemorar o fato de eu ter conseguido sobreviver por 3 anos e ter obtido sucesso no Cairo. Vou comemorar a aprovação do meu visto de trabalho. Vou celebrar o meu trabalho e a minha casa egípcia. Vou celebrar todas as oportunidades que o Egito me deu, especialmente a oportunidade de realizar meus sonhos. Vou celebrar o novo começo que eu dei à minha vida. E vou celebrar que, para o bem ou para o mal, o Cairo me criou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário