sexta-feira, 13 de julho de 2012

Kisses from Kairo - Em defesa ao Cairo



Sábado, 17 de setembro de 2011

Por Luna do Cairo
Traduzido por Lalitha





Porque você deveria vir ao Cairo... Agora.


Todo o mundo que me conhece sabe que eu reclamo muito do Cairo. Isso porque já passei faz tempo da fase de lua de mel no meu relacionamento com essa cidade. Eu já disse e continuo dizendo que ela é suja, tem gente demais, caótica, exaure a gente, é disfuncional e frustrante. Mas uma coisa que eu nunca disse sobre o Cairo é que ela é perigosa. Se fosse perigosa, eu não viveria aqui. Simples e direto. Nem viveriam aqui milhares de outros estrangeiros que vivem e trabalham aqui. Ok, ok, a primeira semana da revolução foi bem assustadora. Isso eu posso dizer. Mas as coisas se acalmaram logo depois. Claro, não há governo, e ainda não há tanto policiamento nas ruas quanto costumava ter, mas eu consigo pensar em lugares muito mais perigosos que têm governos e muito policiamento.

Apesar do que você ouve na mídia, o Cairo é seguro. O problema da mídia é que ela tende a mostrar os eventos da Praça Tahrir e esquecer o resto do país. Isso resulta numa visão bem tendenciosa da realidade. Ah, uma breve notícia! Tahrir NÃO é o Egito. É um pequeno pedaço do Cairo que serve como ponto de concentração para manifestações e agitadores políticos. Normalmente, o que acontece na Tahrir fica só na Tahrir e não afeta o resto do país. Na verdade, na maior parte do tempo os egípcios nem sabem o que está acontecendo lá!

Certos indivíduos também são responsáveis pela perpetuação do mito de que o Cairo é uma zona de perigo. Essas pessoas ou são propensas a acreditar e espalhar boatos, ou trabalham no ramo do alarmismo. Eu me lembro de um egípcio em particular que tentava me assustar a voltar ao Cairo. Disseram-me que as pessoas estavam sendo assaltadas e assassinadas em plena luz do dia, e que mulheres estavam sendo estupradas por todo canto. Disseram-me que eu teria que contratar um motorista que andasse armado para me escoltar para todo lugar, incluindo o supermercado! Que vergonha dessas pessoas! Nada poderia ser mais longe da verdade. Enquanto é sempre uma boa ideia tomar as precauções usuais para qualquer cidade grande, contratar um motorista armado para a sua proteção está simplesmente fora de cogitação.

Espalhar esse tipo de boato é algo inescrupuloso. Assim como acreditar cegamente neles. Esse mito de que o Cairo é perigoso quase deu um golpe fatal no turismo, o pilar principal da economia egípcia. Milhões de egípcios agora se encontram des(sub)empregados por causa do declínio abrupto do turismo. Entre eles guias de turismo, motoristas de taxi, garçons, artistas, vendedores... e a lista continua. A vida já era dura antes da “revolução”. Agora é ainda pior.

Duas coisas me fizeram escrever esse post. A primeira foi a baixa presença do público nos dois festivais de dança nesse verão no Cairo. No passado, os dois festivais atraíram mais de 500 estudantes por verão. Só em 2006, o número de estudantes num dos festivais passou de mil alunas! Entretanto, nesse verão, o número de alunas nos dois festivais foi abaixo de 200, devido a situação política do país. Eu esperava que houvesse menos gente esse ano, mas eu não imaginava que fosse TÃO pouco. Quer dizer, não é que o Cairo tenha virado uma zona de guerra!

Na semana passada, o Ministro de Relações Exteriores egípcio disse que iria proibir os turistas sozinhos de comprar os vistos turísticos no aeroporto! Somente estrangeiros que compraram pacotes turísticos numa agência de turismo reconhecida no Egito poderiam entrar no país. Percebendo que isso causaria uma catástrofe econômica, as autoridades prontamente reverteram essa decisão. Mas isso mostra como ser linha dura com os turistas (incluindo os “turistas permanentes” que moram no Egito) é uma ideia que vem ganhando força nesses dias. Pelo amor de Deus, nós temos até a Irmandade Muçulmana declarando guerra a “cultura podre” dos Faraós – você sabe, a mesma “cultura podre” que é a razão do turismo no Egito!

(Você pode ler mais sobre o plano da Irmandade Muçulmana para cobrir o rosto da Esfinge com cera aqui. É um texto longo. Mas leia até o final.) N.T.: o link foi removido da internet, infelizmente, mas deixei aqui o comentário da autora para termos uma idéia do que estava acontecendo na época.

O Egito precisa de você mais do nunca. A sua presença e o seu dinheiro irão ajudar a estimular a economia egípcia, dar emprego a milhares de pessoas, e servir para lembrar que o Egito NÃO PODE sobreviver sem o turismo. Então, pense em passar as suas próximas férias no Egito. Você não vai se arrepender. O Egito é uma terra mágica com muito a oferecer. Não importa se é a “cultura podre” dos Faraós, dança do ventre, a língua árabe ou a história islâmica que te interessam, tem algo para todo o mundo aqui. Sem mencionar que os egípcios são um dos povos mais hospitaleiros e engraçados do mundo. Só por eles vale a pena uma visita a Terra dos Profetas e dos Faraós.

Nota da Tradutora: lembrem que esse post da Luna é de setembro do ano passado, desde então as coisas mudaram muito no Egito. Sempre se informe direitinho antes de viajar, não importa para onde :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário