terça-feira, 14 de agosto de 2012

Livro do Mês: Ramsés



Um pouco atrasado esse livro do mês, mas o importante é que chegou :-)

Dessa vez vou falar de uma coleção de livros, Ramsés. Essa coleção de cinco livros foi escrita por um egiptólogo francês chamado Christian Jacq. Além de ser especialista em Egito Antigo ele escreve bem, muito bem!

Como bailarina de dança do ventre o interessante dessa coleção é conhecer mais sobre como funcionava o Egito Antigo, isto é, como as pessoas viviam, mas os livros não mencionam nada sobre dança ou se foi nessa época e lugar que a dança do ventre começou (aliás, esse é um assunto extremamente controverso, né? Pessoalmente eu não acho que a dança do ventre tenha essa origem, podem me crucificar rsrsrs). Além disso, indico os livros para quem ainda vai viajar ao Egito, mas é para ler antes e não depois como eu fiz! Isso porque esses livros dão toda uma perspectiva sobre o que você vai encontrar na sua viagem, até porque o megalomaníaco do Ramsés é responsável por algumas (muitas) das grandes maravilhas que se visita no Egito hoje.

Os livros da coleção são:

  • Ramsés - O filho da luz
  • Ramsés - O templo de milhões de anos
  • Ramsés - A batalha de Kadesh
  • Ramsés - A dama de Abu-Simbel
  • Ramsés - Sob a acácia do ocidente
As capas dos livros
E são todos maravilhosos. E melhor ainda, já existe a versão de bolso em português, que sai bem mais barato, e você encontra o box com toda a coleção em promoção de vez em quando.

A caixa com a coleção de bolso completa

Agora um alerta, o Christian Jacq idolatra o Egito Antigo (ou assim os seus textos indicam), e você pode ser convertida, porque ele mostra um lugar maravilhoso, com ideias lindas sobre como se deve viver e sobre como se deve respeitar as ideias dos outros. E como é comum em histórias que retratam Ramsés, também aparece na história Moisés. Só que o retrato dele não é dos melhores. O que não me aflige nem um pouco, mas vai que alguém é fã, daí é melhor deixar avisado, né?

Mas relevando isso (para quem precisa), os livros são cheios de intriga, descrições lindíssimas do Egito (vale a pena acompanhar a leitura com um livro com imagens do Egito ou com a ajuda do Google) e muitas aulas sobre como funcionava o Egito Antigo (desde como eram as liturgias e como eram fabricados os remédios até a forma como eles pensavam). Vale a pena cada página, e olha que no total são muitas! Como diz o meu marido (que está lendo agora a série) não acontece nenhuma grande aventura, mas você não consegue largar e quer saber o tempo todo o que vai acontecer depois!

Também, o Ramsés descrito é simplesmente o máximo, além de ser vencedor da Grande Batalha de Kadesh (um grande feito descrito em tudo quanto é templo egípcio, e que gerou o primeiro tratado internacional de paz da história, que hoje está no Museu Arqueológico de Istambul) ele ainda era bonito, inteligente, rico e de bom coração. Falta alguma coisa nesse homem? Não, nadinha. E ainda por cima ele era casado com uma mulher fantástica, Nefertari (esqueça Cleópatra e Nefertiti, não são nada comparadas a Nefertari descrita pelo Christian Jacq).

Enfim, fica a dica, depois me contem o que acharam dos livros nos comentários!


Mais detalhes sobre os livros no post original no meu blog de livros aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário