domingo, 16 de setembro de 2012

Livro do mês: A Prostituta Sagrada




O livro desse mês será voltado para o estudo do feminino e não tanto da cultura árabe ou egípcia. A Prostituta Sagrada é um livro cujo título pode assustar muita gente, mas sua leitura é muito recomendada para quem se interessa por estudos do feminino, psicologia e sexualidade. Em outras palavras, tem tudo a ver com a dança do ventre e com aspectos que as pessoas às vezes gostam de evitar, mas que fazem parte sim do nosso dia a dia (ou não?? rsrsrs).

Capa da edição em português do livro
Apesar de ser um livro que trata especialmente da visão da sexualidade ligada aos antigos ritos da grande deusa, ele foi publicado por uma editora especializada em livros cristãos... o mundo tem coisas realmente curiosas, não é mesmo?

Há muito tempo que eu havia ouvido falar desse livro e confesso que demorei alguns anos para tirá-lo da estante. E graças a deus escolhi fazer isso durante uma das minhas férias, porque não é um livro fácil de ler. Apesar dele ser mesmo tudo aquilo que me tinham dito, talvez até mais, não é um livro para ler no metrô, porque não é legal parar no meio dos capítulos, justamente por conta da densidade da leitura. Em outras palavras, é um livro para ser estudado e compreendido em profundidade. Não para ser lido num final de semana às pressas.

Indico para todas as bailarinas que têm paciência para livros de psicologia e gostam do assunto do feminino, e acho, sinceramente, que tanto homens quanto mulheres deveriam ser introduzidos ao conceito da prostituta sagrada, pois pode ser a chave para entender melhor como podemos encontrar o papel do sexo e da sexualidade saudáveis. É preciso que a gente reveja os nossos conceitos, sabe? A excesso de moralidade com relação ao corpo e ao sexo, especialmente da mulher, são problemas muito graves, que levam a todo tipo de violência. Inclusive no nosso mundo da dança do ventre, que é muito influenciado pelo aspecto da sexualidade e como ela é encarada pelas pessoas.

Dessa forma, o livro faz repensar um bocado o papel da mulher e como ela é vista pela sociedade masculinizada e misógina que temos hoje, que causa tanta violência tanto no Brasil como no mundo árabe e no resto do mundo também.  Vale a pena uma leitura sem preconceitos com o título do livro, ok?

Fica a dica :-)

Quem já leu o livro, por favor, deixe o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário