terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Livro do mês: O ladrão e os cães



Sei que estou super atrasada com o blog... é uma dívida! Mas sabe o "ditado" de que no Brasil nada funciona antes do Carnaval? Pois é, é mais verdade do que eu imaginava!

Mas pretendo compensar o atraso com uma super indicação de leitura: "O ladrão e os cães" do aclamado autor egípcio, e ganhador do Nobel de Literatura, Naguib Mahfouz.

Antes de falar sobre o  livro gostaria de colocar algumas palavras sobre o autor. Naguib Mahfouz (também transliterado para o português como Nagib Mahfuz) começou a escrever ainda jovem, e seus primeiros romances retratavam de uma forma bem romântica o Egito Faraônico, dos quais 3 já foram traduzidos para o português. Mais tarde, influenciado pelo movimento realista europeu, ele começou a escrever romances sobre o Egito atual (para ele, então estamos falando do século XX, o que não mudou muito, diga-se de passagem). Foi nessa fase que ele escreveu a sua obra prima, A Trilogia do Cairo, e também é dessa fase que foi produzido "O ladrão e os Cães".

Esse livro é quase um conto de tão curtinho (na medida para ler entre um bloco e outro de carnaval), mas extremamente denso! A história é bem pesada, pois se trata de uma espécie de Hobin Hood egípcio que vai parar na cadeia e depois procura vingança. A narrativa é em primeira pessoa, contada pelo próprio ladrão, com todas as suas angústias e injustiças sofridas, não só por ele, mas pelo resto do povo egípcio também, o que deixa o tom de raiva muito acentuado, retratando de forma muito interessante como os egípcios se sentem (e ajuda a entender o que tem acontecido por aquelas terras depois da revolução de 2011).


capa da edição brasileira de bolso, a única disponível em português
E o final do livro é simplesmente magistral! Quem curte ação e literatura descritiva (daquelas que fazem você ver a história na sua frente, como se fosse um filme) vai adorar! Eu pessoalmente achei melhor do que muitas descrições de batalhas do Bernard Cornwell (um mestre nesse quesito na minha humilde opinião). E é Naguib Mahfouz, né, gente? Só pode ser bom!

Para maiores detalhes, você pode ver outra resenha que fiz desse livro aqui.

Alguém já leu esse livro? Compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário