terça-feira, 5 de março de 2013

Livro (e filme) do mês: Persépolis


Esse mês vamos falar de quadrinhos! Para quem tem preconceito segue uma dica: reveja a sua opinião, porque temos muitas Graphic Novels interessantíssimas com a temática árabe ou oriental para descobrir!

E vamos conhecer hoje o trabalho de uma iraniana atualmente radicada na França: Marjane Satrapi! De origem persa e muçulmana, Marjane nos conta nessa auto-biografia como foi viver ainda pequena a revolução do Irã (que também pode ser vista no Oscar desse ano, com o filme "Argo") e todas as mudanças sociais que se seguiram. Mais tarde Marjane vai viver sozinha na Europa, e quando volta ao Irã ela sente todos os contrastes entre o Oriente e o Ocidente, falando de um tema muito caro a todos aqueles que vivem no exterior: a sensação de não pertencer mais a lugar nenhum. De quebra, o livro ainda mostra o lado iraniano da guerra Irã-Iraque.

Ilustrado pela própria autora, Persépolis é de uma delicadeza e de profundidade incríveis, apesar dos desenhos serem simples, o traço da autora é muito expressivo, e a história que ela tem para contar é simplesmente cativante! E nos ajuda a entender muito melhor esse país que é retratado de forma tão deturpada na mídia.

Para melhorar ainda mais, Persépolis virou filme! No caso uma animação que estreou em 2007, levou o Prêmio do Juri no Festival de Cannes e de quebra concorreu ao Oscar naquele ano de animação. E realmente o filme merecia!

Por sorte o YouTube existe, e portanto segue aqui o vídeo disponível com legendas em português:

Vale a pena tanto assistir quanto ler o livro! Não se limite a apenas uma forma :-)

E boa leitura!!!

Quem quiser ver minha outra resenha sobre essa Graphic Novel pode ler aqui.

Um comentário:

  1. Eu morro de amores por Persépolis! O fato de ser desenhista me fez conhecer muitas obras em quadrinhos, mas Persépolis me tocou fundo; meu primeiro contato foi com a versão animada, que eu 'pesquei' numa noite enquanto zapeava os canais da tv. Parei lá e assisti, depois fui dormir e continuei pensando sobre o filme durante muitos dias. Marjane é incrível, ela consegue transmitir tanta emoção, verdade e força num traço totalmente simplista! Super recomendo!!

    ResponderExcluir