segunda-feira, 15 de abril de 2013

Livro do Mês: Contos marroquinos modernos



Até agora falamos de livros de autores consagrados ou clássicos, então resolvi dar uma variada nas sugestões e propor uma leitura realmente diferente, alternativa e extremamente oriental!



Contos Marroquinos Modernos é uma coletânea publicada pela Editora Amádena especializada em literatura e cultura árabe (na teoria, na prática eles têm pouquíssimos livros publicados), e contem diversos contos bem curtos e de fácil leitura. As histórias ilustram o dia a dia do povo marroquino, e tendem a denunciar os problemas sociais do país, especialmente a miséria reinante e o sentimento de invasão estrangeira, que é onipresente. Cada autor selecionado para o livro tem apenas um conto publicado, e cada um deles tem um estilo bastante particular, o que torna a leitura dinâmica e mostra bem a diversidade literária desse país que conhecemos tão pouco.

Sem negar a sua origem oriental, os contos variam desde histórias bem realistas até contos extremamente surreais, mas tudo com aquele toque especial que só a literatura oriental possui. Confesso que não gostei de tudo o que li, e o livro tem os seus altos e baixos, mas sem dúvida nenhuma vale a leitura, e a oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre esse país tão fascinante.

Vocês podem ler outra resenha que fiz desse livro aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário